Atualmente, a sociedade vem se mostrando cada vez mais consciente dos danos causados ao meio ambiente e, com isso, buscado formas de se tornar sustentável. Entre as medidas adotadas no dia a dia estão as fontes renováveis de energia, sendo consideradas as mais comuns a eólica e a solar.
Essas duas modalidades, embora possuam finalidades semelhantes, têm características distintas entre si. Enquanto a energia solar é gerada a partir de células fotovoltaicas, onde os painéis solares convertem radiação solar em energia elétrica, a energia eólica ocorre com o auxílio do movimento das pás de uma turbina, que, como consequência da velocidade dos ventos, atua transformando energia cinética em energia elétrica.
A CGN Brasil possui empreendimentos em ambos os setores. Nos Parques Solares existem dois projetos em operação, sendo um localizado em Ribeira do Piauí e outro em Bom Jesus da Lapa. Quanto aos seus Parques Eólicos, são seis em funcionamento, sendo dois no Rio Grande do Norte, dois na Bahia, um no Rio Grande do Sul e um no Piauí.
Sendo assim, ambas as fontes de energia possuem benefícios em comum, como o fato de não produzirem resíduos e serem renováveis, preservando os recursos naturais do planeta e contribuindo com um desenvolvimento mais verde.