SHEQ

SAÚDE - SEGURANÇA - MEIO AMBIENTE - QUALIDADE

Política de Gestão de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade

SHEQ

A CGNBE está comprometida em fornecer e apoiar um ambiente de trabalho seguro e ambientalmente responsável, além de uma cultura focada na melhoria contínua de seus programas de SHEQ (Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade) com base nos seguintes princípios:

  • Segurança em primeiro lugar;
  • Qualidade é primordial;
  • Busca por excelência;

Conheça a seguir mais informações sobre o programa SHEQ e seus diferenciais:

1. Sistema de Gestão Integrada (SGI)

Sistema de Gestão de Segurança,
Saúde, Meio Ambiente e Qualidade (SHEQ).

O Sistema de Gestão de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade (SHEQ) tem a função de unificar os processos de gestão da saúde e segurança ocupacional, meio ambiente e qualidade da CGNBE a fim de melhorar cada vez mais o seu desempenho e satisfazer todas as partes interessadas.

O SGI busca acompanhar as mudanças do mercado e as exigências legais, bem como estabelecer os princípios que regem a atuação da CGNBE para garantir o cumprimento de suas obrigações.

Para isso, um conjunto de processos e elementos inter-relacionados e interativos foi implementado para estabelecer políticas, objetivos e processos para alcançar esses resultados. Os elementos do sistema de gestão estabelecem a estrutura, papéis e responsabilidades, planejamento, operação, políticas, práticas, regras, crenças e objetivos da organização.

Os procedimentos de gestão de riscos de SHEQ são aplicados em conjunto com outras estratégias da organização. Para garantir isso, a CGNBE realiza periodicamente a revisão dos procedimentos que suportam a sua estrutura de controle de riscos em vigor, incorporando-os em todo o ciclo de vida das plantas e projetos.

O SGI da CGNBE é certificado nas normas ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018 e abrange a geração de energia elétrica através das fontes renováveis eólica e solar.

Sistema de Gestão Integrada (SGI)
Sistema de Gestão Integrada (SGI)

 

  • Mantemos o princípio básico de “Segurança em Primeiro Lugar, Qualidade é Primordial, Busca por Excelência” e integramos o valor central de “Fazer a Coisa Certa de Uma Só Vez” em nossos negócios, praticando o estilo de trabalho “Conformidade Rigorosa, Tomada de Decisão Prudente, Orientação a Detalhes e Abordagem Baseada em Fatos”.
  • Insistimos na política de saúde e segurança ocupacional de “Segurança em primeiro lugar, foco em prevenção, tratamento abrangente”, e persistimos na política ambiental de “Proteção ambiental através de medidas de precaução, economia de energia com tecnologias avançadas, e redução da emissão de poluentes através do envolvimento de todos os funcionários, a fim de alcançar um desenvolvimento harmonioso com o meio ambiente e beneficiar as pessoas”.
  • Comprometemo-nos a cumprir com todas as leis, regulamentos, códigos, padrões da empresa e requisitos externos aplicáveis de SHE, conforme necessário.
  • Dedicamo-nos a promover uma cultura de SHEQ positiva em todas as atividades e nos inspiramos a melhorar continuamente nosso desempenho e influenciar outros a alcançarem excelência em SHEQ de nível mundial.
  • Implementamos o princípio de gestão de “Segurança é um uma responsabilidade da gestão em linha”. Todos os níveis de gestão devem assumir as responsabilidades de SHEQ correspondentes nas atividades de negócios de sua responsabilidade e aceitar a supervisão do departamento e dos profissionais de SHEQ.
  • Exigimos que todos os funcionários de gestão e de supervisão forneçam a liderança e os recursos para inspirar e empoderar nossos funcionários a assumirem responsabilidade por suas ações e para que seus colegas de trabalho evitem lesões, doenças e impactos ambientais adversos, e criem um ambiente de trabalho seguro, saudável e ambientalmente responsável.
  • Adotamos tecnologias avançadas para reduzir o consumo de energia e a emissão de poluentes, incentivamos todos os funcionários a se envolver nas atividades de proteção ambiental para alcançar um desenvolvimento harmonioso com a natureza, e nos esforçamos para construir uma empresa com economia de recursos e respeito ao meio ambiente.
  • Avaliamos e aprimoramos continuamente nosso programa de SHEQ para alcançar e manter um desempenho de nível mundial, definindo e analisando objetivos e metas, monitorando e reportando os indicadores de SHEQ, e avaliando rotineiramente nosso programa.
  • Fornecemos à equipe, parceiros e outros colaboradores com treinamento adequado e promovemos conscientização contínua sobre SHEQ.
  • Promovemos uma cultura de SHEQ aberta, transparente e íntegra, e encorajamos funcionários e parceiros a relatar prontamente os perigos, quase acidentes e incidentes, e manter a tolerância ZERO a qualquer tipo de não-reporte e falso reporte de incidentes.
  • Esperamos que todos os funcionários e parceiros adotem nosso Sistema de Gestão de SHEQ, compartilhem nosso valor central, entendam suas obrigações, participem ativamente, assumam a responsabilidade e “coloquem o discurso em ação”.
  • Comprometemo-nos a atender os padrões socioambientais internacionais estabelecidos nos Padrões de Desempenho do IFC (International Finance Corporation) e às normas estabelecidas nas Convenções Fundamentais da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que incluem a liberdade sindical, o reconhecimento efetivo do direito da negociação coletiva, a eliminação de todas as formas de trabalho forçado, a eliminação efetiva do trabalho infantil e a eliminação da discriminação nos aspectos de emprego e profissão.

2. Meio Ambiente

Gestão e licenciamento ambiental

Um dos principais pilares da CGNBE é o respeito e a preservação do meio ambiente. Entendemos que esta é a base para seguir com a implantação de projetos geradores de energia a partir de fontes renováveis.

A conformidade com a legislação ambiental do país, estados e municípios de atuação é a principal ferramenta para a gestão ambiental de nossas atividades. Projetos de infraestrutura exigem anos de estudos preliminares, adequações em layout, monitoramentos envolvendo diversas especialidades e um processo rígido de licenciamento junto aos órgãos responsáveis.

Todas as atividades que fazem parte da atuação da CGNBE estão devidamente regularizadas e somam uma gama de condicionantes que devem ser monitoradas e atendidas durante as fases de cada projeto, seja no desenvolvimento e prospecção de novos empreendimentos, instalação ou operação.

A relevância do processo de licenciamento ambiental é difundida em todas as áreas da CGNBE e suas contratadas, incorporando a cultura de atuação dos colaboradores e atendendo as expectativas de nossos stakeholders.

 

Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE)

A CGNBE tem como atividade principal o fornecimento de energia limpa e confiável, que contribui diretamente para o Objetivo 13 da Agenda 2030.

Além disso, a CGNBE possui alguns instrumentos para definir, quantificar e reduzir os gases de efeito estufa gerados pela empresa e seus colaboradores. Esses instrumentos são elementos indissociáveis da estratégia de negócios da CGNBE que garantem mais segurança e rentabilidade para investidores, ratificam o compromisso em fornecer energia limpa e contribuem com o meio ambiente e a sociedade. Nosso ciclo consiste em:

Meio Ambiente
Meio Ambiente
Meio Ambiente

A CGNBE é membro do Programa Brasileiro GHG Protocol, que possui ferramentas para gerir as emissões de GEE e hoje é o método mais utilizado mundialmente pelas empresas e governos para a contabilização.

Além disso, nossa empresa realiza a publicação do Inventário de Gases de Efeito Estufa no Registro Público de Emissões da FGV. Confira abaixo a linha do Tempo no Registro Público de Emissões:

3. Saúde e Segurança Ocupacional

A CGNBE tem como um de seus principais valores a segurança do trabalhador. Na CGNBE, se faz certo de uma só vez. Esta é a forma de agir que esperamos de quem trabalha em conjunto conosco.

Não existe caminho alternativo, em todo o momento a saúde e segurança de nossos funcionários e parceiros são pilares invioláveis. A busca incansável pelo acidente zero é um compromisso de todos. Por isso, Normas Regulamentadoras e demais requisitos legais são cumpridos e respeitados sempre.

Para saber mais fale com a equipe de Plataforma de Análise Documental de Saúde e Segurança Ocupacional através do
canal abaixo:

E-mail: CGNBE-service@preventwork.com

Saúde e Segurança Ocupacional

4. Social

A CGNBE desenvolve, implementa e opera projetos de geração de energia renovável considerando as necessidades e expectativas das comunidades vizinhas. O objetivo é proteger a saúde e segurança das pessoas e promover benefícios socioeconômicos nos locais dos empreendimentos.

Para isso, a abordagem da gestão social é baseada em estudos que buscam conhecer a realidade socioeconômica da região, permitindo que sejam adotadas ações baseadas em dados locais, apropriadas para atender às particularidades de cada lugar. Em todo este processo, a legislação aplicável é uma referência para o desenvolvimento destas ações.

Assim, a CGNBE desenvolve programas sociais que agrupam estas ações para alcançar objetivos comuns, com foco na sustentabilidade dos seus projetos. Alguns destes programas são:

Social

Programa de Comunicação Sociala comunicação efetiva com moradores de comunidades vizinhas e núcleos urbanos mais próximos é uma das bases para um relacionamento de confiança. A CGNBE utiliza uma série de canais de comunicação adequados para cada público-alvo, considerando suas particularidades. Uma das abordagens é o programa de rádio “Ao Som do Vento”, composto por conteúdos em rádio para comunicar importantes informações sobre o projeto, promover campanhas educacionais e eventos da CGNBE nos locais de atuação.

Programa de Educação para Saúdeeste programa apoia comunidades vizinhas que possuem acesso limitado a serviços de saúde. O acesso à saúde pública ainda é dificultado pelos custos de deslocamento, impedindo que consultas simples sejam realizadas. As ações deste programa são de cunho educativo e, em alguns casos, é feito o acompanhamento de saúde básica nas próprias comunidades.

Programa de Valorização Histórica – a valorização promove a cultura e a história de cada local, através de registros escritos e audiovisuais de tradições, culinária, crenças, personalidades, festas, feriados etc., incentivando a preservação dos costumes locais. Tais ações podem incluir a valorização de práticas agrícolas sustentáveis, como o projeto “Sementeiros dos Ventos”, que promove o uso de sementes nativas adaptadas ao clima e solo locais, trazendo maiores retornos socioambientais e econômicos.

Projetos sociais com recursos do Subcrédito Social do BNDES – A CGNBE investe em projetos sociais nos empreendimentos financiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) através de recursos do Subcrédito Social. Alguns destes projetos são: Saneamento Rural e Quintais Produtivos, Cisternas de Captação de Água da Chuva, Centro de Inclusão Digital.