O que é?

O que é?

Os certificados de energia renovável (REC – Renewable Energy Certificate) comprovam que a energia consumida pelas empresas é proveniente de fonte renovável. Assim, podem ser utilizados para neutralizar as emissões de Escopo 2 (emissões indiretas relativas ao consumo de energia), identificadas no Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no âmbito do Programa Brasileiro GHG Protocol. O I-REC também é exigido para a Certificação LEED de edifícios sustentáveis.

Por que é importante?

O I-REC Service é um sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia projetado para facilitar a contabilidade confiável de carbono compatível com diversos padrões internacionais. O I-REC permite a todos os usuários de eletricidade fazer uma escolha consciente e baseada em evidências para a energia renovável em qualquer país do mundo.

Por que é importante?

Alguns Clientes

Cliente
Cliente
Cliente
Cliente
Cliente
Cliente

Como posso adquirir o I-REC?

Preecha os dados abaixo que entraremos em contato

    Perguntas Frequentes

    O que é o I-REC com selo REC Brazil?

    Os I-RECs podem ter um selo adicional chamado “REC Brazil” que garante atributos adicionais de sustentabilidade as usinas que o geram, tendo como critério o atendimento comprovado de pelo menos 5 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

    O que é o Selo de Energia Renovável?

    O Selo de Energia Renovável é voltado para os consumidores de energia de qualquer categoria e pode ser utilizado pela empresa, por suas unidades operacionais e/ou por cada produto ou serviço produzido como forma de demonstrar quem são os usuários de Energia Renovável Certificada. Para obter o Selo, o consumidor deve comprovar que adquiriu RECs com Selo REC Brazil (ou seja, Certificados da plataforma I-REC com chancela de Sustentabilidade), na quantidade exigida pelo Regulamento Técnico do Selo.

    Como faço para obter os certificados I-REC e/ou REC Brazil?

    A CGNBE cuida de todo o processo de emissão dos certificados para você. Até setembro de 2021, já emitimos mais de 5.000.000 certificados I-REC. É só entrar em contato com um dos especialistas da CGNBE por meio dos contatos informados na página.

    Para qual período eu posso negociar os certificados?

    Para o período que você desejar, a CGNBE possui 42 parques eólicos e solares que podem emitir os certificados I-REC e, assim, será possível comprovar que o seu consumo de energia é consciente e proveniente de fonte limpa.

    Quanto de CO² a minha empresa deixará de emitir?

    Há uma metodologia reconhecida do Escopo 2 do Protocolo GHG na qual é possível calcular o quanto você contribuirá para o meio ambiente. Entre em contato com a CGNBE que lhe orientaremos com o necessário.

    O I-REC equivale a quanto de energia?

    Cada certificado equivale a 1 MWh de geração de energia renovável, ou seja, cada 1 MWh que você consome corresponde a 1 certificado I-REC.

    Minha certificação será aceita internacionalmente?

    Sim. O I-REC Standard é um sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia projetado para facilitar a contabilidade confiável de carbono, para Escopo 2, compatível com vários padrões internacionais de contabilidade de carbono.

    Onde eu consigo utilizar o I-REC?

    A certificação é o meio mais prático e confiável de evidenciar seus investimentos em sustentabilidade e é amplamente utilizado em diversas plataformas de resultados socioambientais, reforçando o posicionamento da sua marca com a sustentabilidade.