Os raios solares oferecem ao ser humano e a sua saúde inúmeros benefícios, contribuindo diretamente com o funcionamento do nosso organismo através do aumento na produção de vitamina D e a melhora no humor e no ciclo do sono.
Como fonte de energia, ele continua trazendo diversas vantagens a todos os setores da sociedade, como a sua baixa necessidade de manutenção, uma vez que o sistema fotovoltaico é constituído somente por dois elementos que demandam somente a limpeza periódica dos painéis e a sua constante vistoria.
Outro fator a se considerar é a redução da poluição e das taxas de carbono, pois consegue produzir eletricidade sem causar danos à natureza e, ainda, diminuindo a emissão de resíduos poluentes.
A diminuição nos valores da conta de luz é também um ponto forte, já que os custos se baseiam somente nas taxas da concessionária, resultando em uma economia imediata de até 98% na fatura de energia elétrica.
O único item determinante é o seu investimento inicial, classificado como relativamente alto no Brasil, mas que com o Retorno sobre Investimento (ROI) costuma ser obtido em um prazo médio de seis anos. Ou seja, possuindo uma durabilidade de aproximadamente 25 anos, é possível produzir energia solar durante 19 anos com o capital quitado, apresentando um excelente custo benefício.