Blog Notícias e Imprensa

A importância do vento como fonte de energia

Postado em 15 de junho de 2024
A importância do vento como fonte de energia

Hoje é um dia especial para refletirmos sobre a relevância deste fenômeno natural para a sociedade. Celebramos o Dia Mundial do Vento, que acontece no sábado, dia 15 de junho. Essa data foi promovida em 2007 pela Associação Europeia de Energia Eólica para conscientizar e destacar a sua importância. Além de facilitar o transporte, inspirar diferentes mitologias e mudar o relevo da terra, ele também é um importante gerador de energia renovável.

O vento é um fenômeno gerado quando o ar aquece, se expande e se eleva até que sua temperatura seja igual à do ar ao redor. Curiosamente, o ar não é aquecido diretamente pela radiação solar, mas absorve o calor tanto da superfície do solo quanto da água. O movimento do ar, em termos gerais, vai do trópico para o equador e, à medida que esfria, retorna através das camadas superiores para os trópicos.

Existem três tipos principais de vento, de acordo com o tamanho de seu percurso:

  • Ventos planetários ou globais: causados pelo movimento rotacional da Terra, formam cinturões em latitudes equatoriais, subtropicais e polares. Conhecidos como ventos alísios ou ventos de oeste, carregam uma enorme quantidade de energia.
  • Ventos regionais: determinados pela distribuição da terra, relevo e marés.
  • Ventos locais: causados por fatores locais, difíceis de classificar, que determinam sua intensidade e periodicidade.

Na CGN Brasil, acreditamos no poder deste fenômeno natural para mudar o futuro e criar um mundo mais sustentável. Com a energia eólica, podemos reduzir as emissões de CO2 e contribuir para um planeta mais limpo e saudável. Vamos juntos comemorar o Dia Mundial do Vento e apoiar iniciativas que promovem o uso de energias renováveis.