No dia 20 de agosto, a CGN Brasil deu mais um passo importante na construção do Complexo Solar Lagoinha ao iniciar o Teste de Aceitação em Fábrica (TAF) dos painéis do Sistema de Proteção, Controle e Supervisão (SPCS). Este processo fundamental está sendo conduzido pelo nosso Departamento de Engenharia, representado pelos engenheiros Matheus Góes e Muriele Bester, nas instalações da WEG em Blumenau.
O SPCS é uma tecnologia crucial para subestações e instalações de geração e transmissão de energia elétrica, integrando funções essenciais de proteção, controle e supervisão. Essa integração garante que a rede elétrica opere com segurança e eficiência, minimizando riscos e garantindo a continuidade do fornecimento de energia.
Durante o TAF, estão sendo realizadas inspeções rigorosas em 11 painéis de proteção e controle pertencentes à CGN Brasil, além de 2 painéis da CHESF. Esses painéis desempenham um papel vital no gerenciamento de diferentes componentes, incluindo alimentadores de 34,5 kV; transformadores; Interligação de Barras de 230 kV; SVG; a Linha de Transmissão Russas de 230 kV e painéis de medição de faturamento. Os testes incluem ensaios funcionais e lógicos, verificando as funcionalidades configuradas nos relés e a integração dos painéis com os equipamentos de campo por meio de uma giga de teste.
Após a conclusão dos testes e ajustes necessários, todas as pendências identificadas serão revisadas e corrigidas. Com a aceitação final pela CGN Brasil, os painéis estarão prontos para serem embalados e enviados ao campo, marcando mais um avanço significativo no projeto do Complexo Solar Lagoinha.