De acordo com estudos realizados no Ministério de Minas e Energia, os ventos do Nordeste do Brasil são considerados os melhores do mundo inteiro, em razão da sua alta intensidade, estabilidade e unidirecionamento, não sofrendo com mudanças bruscas de velocidade.
Em razão disso, esse território está em constante crescimento, totalizando mais de 85% da energia produzida no país – aproximadamente 20.000 MW – em seus mais de 600 parques eólicos distribuídos em cidades como o Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí e Ceará.
Essas características levaram o Nordeste a bater o recorde eólico de geração instantânea, conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no dia 08 de julho de 2022, onde as turbinas atingiram 14.167 MW, o equivalente a 123,2% da demanda na região. Esse montante é suficiente para suprir o consumo de energia de todo o Nordeste por um minuto, sobrando 23,2%.
Não à toa, a energia eólica é tida como uma das maiores fontes de energia do país, beneficiando comunidades locais e toda a sociedade ao fornecer energia de forma sustentável.