Na tarde do dia 27 de setembro, a CGN Brasil assinou um protocolo de intenções com o governo do estado de Minas Gerais e o Sul Americana de Metais (SAM).
Esta ação tem um impacto positivo em toda a região. O Sr. Fang Likui, presidente da CGN Brasil, apresentou as principais capacidades e realizações da empresa no Brasil por três anos. Ele destacou o grande potencial de Minas Gerais no desenvolvimento de energia limpa e vários outros aspectos que favorecem a região, especialmente em energia solar.
O parque, que deverá ter capacidade instalada de aproximadamente 800 megawatts (MW), atenderá, inicialmente, à demanda do Projeto Bloco 8 da SAM — uma unidade da chinesa Honbridge Holdings –, de extração e beneficiamento de minério de ferro, que consumirá 1,5 milhão de MWh/ano.
O investimento atual previsto pela SAM para o empreendimento é de 2,1 bilhões de dólares, para viabilizar a extração de minério de ferro de baixo teor (média de 20%), além de tratamento do material para o aumento de sua concentração para 66,5%.
Em parceria com o governo do estado, mineradoras sul-americanas e outros empreendimentos, espera-se um avanço no desenvolvimento econômico do Estado de Minas Gerais, gerando empregos e melhorando o bem-estar da população.