Continuando com nossa série Conectados com a Energia, desta vez mergulharemos na história de Luiz Antônio.
“Iniciei minha carreira na cadeia produtiva do gesso, trabalhando inicialmente na mineração, na extração de gipsita, e posteriormente na indústria, atuando no chão de fábrica como estagiário em Saúde e Segurança do Trabalho, logo após minha formação na escola técnica no interior de Pernambuco. Há 10 anos, entrei no mundo das energias renováveis, começando pelos processos de instalação eletromecânica de turbinas eólicas na região nordeste do Brasil. Percebi que, para alcançar destaque, não bastava apenas conhecer as normativas de SST (Saúde e Segurança do Trabalho), mas era necessário entender também os processos logísticos, de montagem e operação dos geradores eólicos.
Ao longo da minha carreira, tive a oportunidade de ocupar cargos que me permitiram expandir meu conhecimento não apenas em aerogeradores, mas também em outros setores essenciais para a construção de usinas eólicas, como estruturas civis, transmissões elétricas (redes de média tensão e linhas de transmissão), sistemas elétricos de potência (subestações), questões fundiárias e gestão de pessoas, entre outros.
Busquei me capacitar por meio de cursos em áreas relacionadas à SST, gestão e auditorias. Atualmente, estou cursando Engenharia Elétrica, o que acredito que agregará muito ao mercado onde atuo. Em 2021, ingressei na CGN Brasil para participar exclusivamente da primeira atividade de construção do Grupo CGN no Brasil, quando a empresa atuava apenas com O&M (Operação e Manutenção). No mesmo ano, concluímos a construção da expansão do empreendimento LDB-II e seguimos para o próximo desafio da empresa: a construção do Complexo Eólico Tanque Novo, o primeiro empreendimento “greenfield” da empresa construído do zero. Estive presente em todas as fases da construção do empreendimento até o início de sua operação, em abril de 2023.
No ano passado, tive a oportunidade de visitar a sede da CGNEI em Shenzhen, na China. Foi um momento de confraternização com colaboradores de unidades de outros países por meio de eventos esportivos, treinamentos de capacitação e integração às tecnologias de processos construtivos e de geração de energia elétrica, incluindo nuclear e eólica offshore.
Atualmente, continuo na empresa, dando suporte ao departamento de O&M nos três ativos que possuímos no sudoeste baiano: Complexo Eólico Cristalândia, Complexo Eólico Tanque Novo e a UFV Cluster LAPA.”