Blog Notícias e Imprensa

Governo do Piauí e CGN Brasil firmam acordo para investimentos em energia limpa

Postado em 12 de maio de 2025
Governo do Piauí e CGN Brasil firmam acordo para investimentos em energia limpa

No dia 12 de maio, a CGN Brasil deu mais um passo importante em direção a um futuro energético mais sustentável. Em um encontro estratégico, o Presidente e CEO da CGN Brasil, Yao Zhigang, esteve reunido com o Presidente da CGNEI, Zhang Chaoqun, e o Governador do Piauí, Rafael Fonteles, para formalizar um Memorando de Entendimento voltado ao desenvolvimento de um HUB Multi-Energético no estado.

O projeto será referência nacional em inovação no setor e integra diversas tecnologias limpas, como geração eólica, solar, sistemas de armazenamento de energia e, futuramente, soluções em energia solar térmica (CSP). A estimativa é de que o HUB alcance até 1,4 GW de capacidade instalada e movimente investimentos superiores a R$3 bilhões.

Além de acelerar a transição energética no Brasil, a iniciativa tem potencial para gerar mais de 5.000 empregos diretos e indiretos, promovendo impacto positivo no desenvolvimento econômico e social do Piauí.

O estado, inclusive, já é uma das principais regiões de atuação da CGN Brasil. Atualmente, a empresa opera duas usinas na região e projeta o início das obras de uma nova planta para 2025. Esses empreendimentos funcionam de forma integrada, criando um verdadeiro ecossistema de energia renovável. 

Os resultados são expressivos: mais de 1,4 milhão de toneladas de CO₂ evitadas por ano, cerca de R$2,5 milhões anuais investidos em programas socioambientais e um forte impulso ao protagonismo do Piauí como polo de inovação em energia limpa.

Com essa nova parceria, a CGN Brasil reforça seu compromisso com soluções energéticas responsáveis, sustentáveis e alinhadas com as necessidades do país, atuando lado a lado com o poder público para transformar o cenário energético nacional.